Konami anuncia game de futebol 'Pro evolution soccer 2011'

07/08/2010 23:28

A produtora japonesa Konami anunciou nesta terça-feira a nova versão de seu game de futebol “Pro evolution soccer”. “PES 2011”, mais conhecido no Brasil como “Winning eleven”, está em desenvolvimento para o PlayStation 3, Xbox 360, Wii, PC, PlayStation 2 e PSP e deverá ser lançado no final do ano.

A empresa afirma que esta versão irá renovar a franquia com uma série de melhorias na jogabilidade, nas opções de controle e nas animações para ficar de acordo com o futebol real. O destaque fica por conta da total liberdade nas partidas. “PES 2011” introduzirá uma barra de força para cada jogador que permitirá ao gamer determinar a força e a direção exata que a bola deverá tomar em cada passe ou chute.

Outro ponto que recebeu tratamento foi a Inteligência Artificial dos jogadores controlados pelo computador, permitindo que o usuário decida qual a melhor jogada a fazer dependendo da situação no gramado. Assim, os passes, de acordo com a Konami, não farão a bola parar automaticamente nos pés do jogador mais próximo, como nas últimas versões. As novas rotinas da IA permitirão controle total de qualquer movimento do time em campo. O modo Master League, que permite a criação e o desenvolvimento de um time de futebol, poderá ser jogado on-line pela primeira vez.

“Já era hora de ‘PES’ se transformar e ‘PES 2011’ representa a produção mais ambiciosa na história da franquia”, disse Jon Murphy, líder do time de produção do game na Europa. “Continuamos a escutar o que os fãs querem e produzir um jogo feito para eles. A liberdade total do gamer no jogo foi nossa prioridade ao lado das novas animações dos atletas”.

No início de abril, a Konami divulgou que fechou um acordo com a organização do evento e levará a Copa Libertadores para “Pro evolution soccer 2011”. Assim como na UEFA Champions League, que a Konami também tem a licença oficial para usar no game, a Copa Libertadores será apresentada em todos os detalhes, desde a fase de grupos até a final, apresentando todos os times sul-americanos que participaram da edição 2010 do campeonato. Como as duas competições garantem vaga para o mundial interclubes, espera-se que em “PES 2011” seja possível jogar este torneio.

O anúncio foi feito no momento que o game de futebol “2010 Fifa World Cup”, produzido pela Electronic Arts, faz barulho no mercado. A Konami tenta competir com a Electronic Arts para ter com “PES 2011” o título de melhor game de futebol virtual.

Pro Evolution Soccer 2011O argentino Messi é o jogador que aparecerá na capa da nova versão de 'PES'. (Foto: Divulgação)